Acesso à Educação da 1ª Infância e Pré-escolar

O UNICEF apoia o governo angolano para alargar o acesso ao Ensino Pré-escolar para todas as crianças, particularmente as mais vulneráveis

A construção de bases para o futuro começa cedo

O UNICEF tem apoiado o Governo de Angola na definição e implementação de políticas e estratégias para assegurar que todas as crianças, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária de 0 a 5 anos, tenham acesso a um atendimento e uma aprendizagem precoce de qualidade, de modo que lhes permita ter sucesso não só no ensino primário, mas ao longo da sua vida.

É preciso dar uma atenção especial ao desenvolvimento da Primeira Infância a partir de evidências que permitam a tomada de decisões informadas, nomeadamente sobre as barreiras à educação em alguns subsistemas de educação, como o pré-escolar. 

Programas e intervenções de desenvolvimento para a primeira infância protegem as crianças contra o estresse, aumentam a aprendizagem em casa e estabelecem as bases para a aprendizagem na escola  

Estes estudos servem de fundamento na criação e/ou melhoria dos programas de educação que visam aumentar o acesso das crianças ao sistema de ensino, bem como melhorar a qualidade de atendimento e de ensino que prestam os profissionais da primeira infância.

subprograma de Desenvolvimento da Primeira Infância e de Aprendizagem Precoce do UNICEF Angola contribui para as prioridades nacionais através da elaboração:

  • Da Política Nacional para a Primeira Infância, para fortalecer o quadro jurídico em que se realizam as actividades para as crianças de zero a cinco anos
  • Elaboração e implementação de programa nacional de formação para educadores e gestores de centros infantis
  • Elaboração e revisão do manual de formação para educadoras da primeira infância
  • O desenvolvimento de ferramenta de avaliação
  • Elaboração e implementação de modelos alternativos de baixo custo para a Educação da Primeira Infância.  


Desenvolvimento da Primeira Infância 

Diferentes estudos afirmam que o desenvolvimento do cérebro da criança acontece nos primeiros anos da sua a vida, dos 0 aos 5 anos. Por isso, o desempenho cognitivo e social da criança durante esta etapa é não só uma determinante importante do seu sucesso no resto do seu percurso escolar, como garante também um melhor retorno de investimento no que diz respeito ao desenvolvimento do país.

A pedido do Governo de Angola, o UNICEF está a apoiar o Ministério de Educação (MED) e o Ministério de Açcão Social, da Família, e da Promoção da Mulher (MASFAMU) a elaborar uma Política Nacional da Primeira Infância. Esta política visa melhorar o acesso ao ensino pré-escolar e a qualidade dos serviços providenciados pelos centros de atendimento para a primeira infância, formando educadoras e gestores de centros infantis, assim como o desenvolvimento de materiais didácticos e de currículos. 

De igual modo, o UNICEF apoia os dois Ministérios na realização de um estudo sobre o custo da criança no centro infantil na perspectiva de elaborar e implementar uma proposta de modelos alternativos de baixo custo para a Educação da Primeira Infância, de forma a melhor servir as crianças de famílias com recursos limitados. 


Aprendizagem Precoce 

Sendo o ensino Pré-escolar fundamental para a preparação da criança para o ensino primário, é importante verificar se os programas pré-escolares estão a preparar devidamente as crianças para que tenham um bom desempenho assim que começarem o ensino primário. 

O UNICEF está a apoiar o Ministério de Educação no desenvolvimento de ferramentas para avaliar as competências das crianças à entrada do ensino primário. Essas ferramentas permitem medir se os programas estão a atingir os resultados esperados e estimula a criação de medidas de aperfeiçoamento se necessário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *