Gestão da Tecnologia na Educação

Os dados a serviço de cada criança

A existência de informação fidedigna é um factor determinante para melhorar o acesso equitativo a uma educação de qualidade para todas as crianças. A recolha regular e sistemática de dados bem como o tratamento e a análise da informação são fundamentais para a tomada de decisões, planeamento e orçamentação da educação. 

Este subprograma do UNICEF pretende apoiar o Governo de Angola na recolha de informações que permitam melhorar o processo de planeamento e orçamentação da educação para a melhoria do acesso e da qualidade do ensino em todo o País através das seguintes linhas de trabalho:
Reforço do Sistema de Informação e de Gestão da Educação (SIGE) 

O UNICEF apoia o Ministério da Educação na melhoria do Sistema de Informação e de Gestão da Educação e no seu alinhamento  à Agenda Global 2030 do Objectivo 4 das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
 

Recolha e Tratamento de Dados 

O UNICEF Angola apoia o reforço de capacidades dos técnicos de estatísticas do sector da educação aos níveis central, provinciais e municipais para o conhecimento dos principais indicadores da Agenda 2030 e na recolha digital, análise e tratamento de dados em todas as províncias do país. 

O UNICEF Angola apoiou também o desenvolvimento de aplicativos que permitem uma recolha digital de dados em sistemas online e offline e o seu lançamento para a base de dados mãe, tão logo haja acesso à internet. Este projecto tem contribuído para monitorar e agilizar o processo de recolha das estatísticas escolares conferindo maior fiabilidade a informação recolhida. 

Em 2018, o programa vai dar continuidade ao processo de capacitação dos técnicos provinciais e municipais em estatísticas escolares e continuará a apoiar a recolha, análise e tratamento de dados referentes aos anos 2017 e 2018 bem como a elaboração dos anuários escolares.


Carta Escolar e Microplanificação da Educação 

A Elaboração da Carta Escolar Nacional é uma iniciativa do Ministério da Educação (MED) para a qual o UNICEF tem dado a sua contribuição. Em 2016, o UNICEF apoiou o GEPE e a província da Huila na georreferenciação de todas as escolas da província. UNICEF está também a apoiar o processo de microplanificação da educação ao nível do município, acções estas que foram estendidas às províncias do Huambo e Namibe.

O apoio ao SIGE e à Carta Escolar permitirá ao Ministério da Educação dispor da informação necessária para tomar decisões fundamentadas no planeamento sustentável de uma educação equitativa e de qualidade para todas as crianças em Angola. 

fonte: https://www.unicef.org/angola/gestao-da-tecnologia-na-educacao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *